terça-feira, 24 de abril de 2012

Couro natural, vegetal, ecologico ou sintetico

Quando falamos em couro, logo pensamos nos animais de onde o couro foi tirado, nas ambientalistas nos cricificando, em quanto mal foi feito para chegar ate aquela jaqueta linda ou calça incrivel lä na vitrine!

Ai chega a vendedora e nos diz: Não se preocupe... é couro ecologico!
ou: É  couro vegetal , pode levr sem dor na conciencia...
E ja ouvi tb: É de animal de abate, isso torna o couro sustentavel!

Arf, tenho que admitir, tenho muita dificuldade em comprar peças de couro. Apesar de não ser vegetariana, sou contra o uso de peles, jamais uso nada que venha de cobras, jacarés, coelhos, chinchilas, etc... Alimento é uma coisa, ornamento é outra, ai pra mim é crime!

Entao resolvi pesquisar, em blogs e sites do ramo, descobri a resposta, e vim dividir com vcs! Para não pecarmos na compra meninas, eis as diferenças!!


Couro Vegetal
É um material à base de látex natural, extraído das seringueiras nativas da floresta amazônica e confeccionado pelo processo tradicional dos seringueiros em suas moradas n
a floresta.
O couro sintético é chamado por alguns de ecológico. Mas isso não é verdade. Estilistas como Stella McCartney preferem o couro sintético por ele não agredir os animais. Mas, ops!, o couro sintético não agride os animais, é vero, mas agride a natureza do mesmo jeito, pois é feito à base de polímero, que vem do petróleo.
O verdadeiro couro ecológico, ou couro vegetal, é o que foi desenvolvido a partir da tecnologia social dos encauchados, muito famoso pela marcaTreetap, e já foi utilizado em coleções até da Louis Vuitton – mas anda um pouquinho fora de moda… As pessoas comentam que o couro ecológico, feito à base de borracha das seringueiras, é meio grudento – o que eu suponho que o processo de catalização/vulcanização natural da borracha ainda não tenha acontecido 100% antes da comercialização do tal couro.
Há outros couros que também são chamados de ecológicos, como o couro de tilápia.
É importante ficar atento a essas denominações porque tem sempre uma marca e um outro representante tentando “passar a conversa” na gente.
E o couro natural, todas ja sabemos, e devemos ficar bem longe!!!! Se não comprarmos, salvaremos muitos animais da crueldade!




Creditos: www.lucianaduarte.org        

Um comentário:

  1. oiii, tudo bem?
    Mto obrigada por ter me seguido! estou seguindo vc desde já!
    Adorei o post sobre couro! :)
    Flor, estou vendendo o shorts xadrez por 35 reais + frete, é tamanho M, mas ficou mto curto em mim! Vc tem interesse?

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir